Hoje tem bacalhau! E é no risoto...
E de brinde ainda vem uma tapenade para acompanhar!
06/04/2017 19:56
A receita de hoje é de risoto, mas diferente. Além de ser de bacalhau, ainda vem acompanhado por uma tapenade que faz toda a diferença. Acompanhe o passo a passo:
Ingredientes do risoto:
2 canecas de arroz carnaroli ou arborio
2,0 l de caldo de legumes (ou peixe)
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola pequena picada
Alho picado a gosto (2 dentes)
01 ou 02 taças de vinho branco seco
400 g de bacalhau dessalgado em lascas
01 maço de couve fatiada bem fina
Ingredientes da tapenade:
01 xíxara de azeitonas pretas sem caroço
01 colher de sopa de Alcaparras
01 xícara de azeite (ou a gosto)
01 dente de alho descascado
01 maço de salsinha inteiro
Pimenta do reino a gosto
Opcional: 02 filés de aliche
Modo de fazer:
Arroz:
Em uma panela, aqueça o caldo e deixe sempre quente em fogo baixo. Em outra panela de fundo grosso, coloque a cebola, o azeite e 02 colheres de manteiga. Deixe dourar a cebola e coloque alho a gosto. Refogue. Em seguida coloque todo o arroz e mexa até ficar brilhante. Agregue o vinho e mexa até que o arroz tenha absorvido tudo. Em seguida comece a colocar o caldo (sempre quente) com uma concha, e sempre mexendo o arroz (batendo mesmo). Sempre que o arroz absorver o caldo, coloque mais uma ou duas conchas, mexa um pouco e continue batendo. Coloque um pouco de sal (depois corrija após agregar o bacalhau). Sempre que secar, coloque mais uma concha de caldo quente e continue batendo o arroz. O ponto do arroz se dará de 15 a 20 minutos, onde o grão deverá estar “al dente” (vá provando o arroz até sentir o ponto exato). Agregue o bacalhau, coloque uma última concha de caldo, mexa bastante até ter consistência cremosa. Desligue o fogo. Adicione 02 colheres de manteiga, e bata. Tampe a panela e aguarde 5 minutos para servir.
Tapenade:
Coloque tudo no liquidificador, e bata até obter um patê cremoso. Reserve.
Crocante de couve:
Em uma frigideira, coloque azeite o suficiente para mergulhar a couve. Coloque a couve com o azeite ainda frio. Deixe em fogo médio. Frite lentamente até ficar crocante mas ainda verde. Retire e coloque em papel absorvente. Reserve.
Montagem:
Em um prato fundo coloque uma concha de risoto, logo em cima uma porção de couve, e aproximadamente 01 colher de sobremesa rasa acima da couve.
É só servir.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.