Semana do Livro da Unesp tem música com o coral Uirapuru e palestra sobre chorinho
Hoje (9) haverá a apresentação do Coral Uirapuru sob a regência do maestro José Ricardo OCampos, das 13 às 13h30. Em seguida, das 14 às 16 horas, a professora Sônia Marrach irá proferir a palestra ?O Nascimento do Chorinho e o Modernismo?, no Anfiteatro da Biblioteca
09/11/2016 00:00
A XVII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca realizada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro continua com uma extensa programação. Hoje (9) haverá a apresentação do Coral Uirapuru sob a regência do maestro José Ricardo OCampos, das 13 às 13h30. Em seguida, das 14 às 16 horas, a professora Sônia Marrach irá proferir a palestra “O Nascimento do Chorinho e o Modernismo”, no Anfiteatro da Biblioteca.
Nesta terça-feira (8) estudantes das Escolas Heloísa Lemenhe Marasca e Prof. João Batista Leme participaram de atividades da Semana. Eles conheceram a biblioteca do campus e a Livraria Móvel da Editora Unesp, além de participarem de uma sessão de contação de histórias com a escritora Sandra Baldessin. Os contos escolhidos foram “A terra onde não se morre nunca” e “Diabo Coxo”.
A atividade foi aberta pela diretora em exercício do IB (Instituto de Biociências), profa. Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo. Ela falou um pouco sobre a Unesp e os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela unidade de Rio Claro. A docente ressaltou o trabalho da universidade para ampliar o ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas. Para ela, atividades como a Semana do Livro são essenciais porque destacam a importância da literatura para a vida do indivíduo.
A escritora Sandra Baldessin comentou que os cursos da área de humanas nem sempre são tão valorizados quanto os de exatas e biológicas. Porém, segundo ela, o sucesso profissional depende do esforço de cada um para se ter o futuro que planejou. Para atingir esse objetivo, o livro é uma importante ferramenta de conhecimento. O problema é que o alto preço limita o acesso da população. Isso potencializa a criação de bibliotecas comunitárias para incentivar a leitura e expandir o número de leitores.
A diretora da Biblioteca da Unesp, Regina Maria Seneda, agradeceu a escritora, os professores que acompanharam os alunos e as escolas que aceitaram o convite para participar da Semana do Livro. Espera que esta atividade tenha despertado nos estudantes o desejo e o apreço pela leitura. Ainda na terça-feira, no período da tarde, foi feito o lançamento da Exposição de Bandeiras Olímpicas, organizada pelo professor Tiago Berg e também da história em quadrinhos “Malu e o Galinho do Tempo”, pelo Prof. Dr. Diego Maia e da mestranda Jéssica Marcucci.
Quem quiser ainda pode participar da XVII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que prossegue até sexta-feira, dia 11 de novembro. Nesta quarta-feira haverá as atividades citadas acima e na quinta-feira (10), das 14 às 16 horas, o doutorando João Augusto Cardoso irá proferir a palestra Plágio e autoplágio nos trabalhos acadêmicos e artigos científicos à luz dos direitos autorais” no Anfiteatro da Biblioteca. Na sexta-feira (11) será realizada a audição anual da Escola de Música Consonância, no Anfiteatro II, que fica em frente à Biblioteca. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.rc.unesp.br/biblioteca. A Unesp fica na Avenida 24-A, número 1.515, no bairro Bela Vista em Rio Claro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.