Livro sobre territórios em economia solidária será lançado nesta quinta-feira na Unesp
O livro foi organizado por Auro Aparecido Mendes, Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e Ana Tereza Caceres Cortez, com o objetivo de mostrar avanços e conquistas de Rio Claro na área de economia solidária e tornar-se objeto de consultas e esclarecimentos a todos que se interessarem pelo tema.
25/04/2016 00:00
O livro “Territórios Resilientes em Economia Solidária: Movimentos Sociais e Alternativas Sustentáveis” será lançado nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Anfiteatro do Departamento de Geografia - IGCE, localizado na Avenida 24-A Nº 1515 – bairro Bela Vista.
O livro foi produzido pelo Instituto de Geografia e Ciências Exatas da Unesp, em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e Programa Municipal de Economia Solidária.
A secretária municipal de Assistência Social, Luci Helena Wendel Ferreira, explica que desde 2009 a SMAS vem se empenhando para implementar a economia solidária no município, por meio de sua adequação interna, assim como por ações com outros órgãos governamentais, universidades e entidades da sociedade civil. “Por meio dessas ações visamos percorrer um longo caminho, exigido pelas políticas públicas de economia solidária, com o intuito não só de efetivá-las e democratizá-las, mas, principalmente, de consolidá-las no município, contribuindo com a erradicação da extrema pobreza e, também, com a universalização dos direitos sociais e do acesso de seus usuários às políticas em economia solidária, bem como às políticas de assistência social, possibilitando a eles sua inserção na sociedade e a conquista de uma vida mais digna e humana”, afirma Luci.
O livro foi organizado por Auro Aparecido Mendes, Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza e Ana Tereza Caceres Cortez, com o objetivo de mostrar avanços e conquistas de Rio Claro na área de economia solidária e tornar-se objeto de consultas e esclarecimentos a todos que se interessarem pelo tema.
No livro “Territórios Resilientes em Economia Solidária: Movimentos Sociais e Alternativas Sustentáveis”, a primeira seção trata da Economia Solidária e a “Modernidade Líquida”, onde é feita uma análise da economia solidária no contexto de uma economia plural, das reestruturações produtivas e dos avanços tecnológicos.
“Por uma economia solidária cada vez mais sólida” é o tema abordado na segunda seção, que analisa a economia solidária e a crise por que este país vem passando, contemporaneamente, gerando indefinições para todas as atividades econômicas.
A terceira seção apresenta “Economia Solidária em Territórios Resilientes”, onde se discutem importantes contribuições teóricas sobre o território e que, certamente, serão de grande valia para a compreensão da economia solidária e do desenvolvimento territorial.
Na quarta e última seção “Economia Solidária nos Territórios Resilientes em Rio Claro (SP)”, são identificados e caracterizados os territórios resilientes, bem como as práticas em economia solidária, realizadas nos mesmos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.