Mutirão conclui primeira etapa de recuperação da ponte do Sitinho

Vigas e tábuas encontradas rio abaixo puderam ser utilizadas na recuperação, reduzindo custos.

08/03/2016 00:00

Produtores da região do Sitinho, em Assistência, realizaram mutirão no último final de semana para a recuperação da ponte que une o bairro rural ao distrito. Mais de 20 pessoas participaram desta primeira etapa da ação, no sábado e domingo, o que permitiu a instalação de todo o madeiramento que compõe o piso daquele equipamento.

Com o serviço realizado, resta agora a instalação da guarda protetora da ponte, que também precisará, na próxima fase, de reforço nos pilares de concreto que lhe dão sustentação. Em fevereiro, um técnico contratado pela prefeitura de Rio Claro realizou análise da estrutura da ponte, indicando a possibilidade de aproveitamento dos seus pilares.

O procedimento para fortalecer os pilares será feito com a colocação de cimento e areia em sacos de nylon. Sob a água, essas bolsas se desintegram, enquanto a mistura cimento/área se solidificará e permanecerá reforçando a segurança da ponte, explicou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca.

As tratativas para a recuperação da ponte, que perdeu praticamente toda sua estrutura de madeira com as fortes chuvas que castigaram o município, em dezembro e janeiro, foram realizadas no início de fevereiro, em reunião do prefeito Du Altimari com os produtores, representantes do sindicato rural e empresas que se dispunham a participar da reconstrução daquele equipamento. A vereadora Maria do Carmo Guilherme também participou da reunião.

 

Grande parte do madeiramento da ponte, arrastado pelas fortes correntezas, foi recuperada pelos produtores rurais daquela região. Vigas e tábuas encontradas rio abaixo puderam ser utilizadas na recuperação, reduzindo custos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "