Córrego das Tilápias recebe melhorias

Importante afluente do Ribeirão Claro, o Córrego das Tilápias, está localizado ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Conduta.

03/03/2016 00:00

Popularmente conhecido como Córrego da Erosão, o córrego das Tilápias, está sendo recuperado no trecho entre a Rodovia Constantine Peruche – SP 316 (estrada vicinal que interliga os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis) e o Ribeirão Claro. As obras realizadas pela Odebrecht Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto no município, visam o desassoreamento do córrego, a regularização dos taludes, a contenção das margens com uso de gabião (em alguns pontos de comprometimento da via pública) e a limpeza do trecho.

 

Embora essa obra não faça parte do escopo do contrato da concessionária com o município, que é específico aos serviços de esgoto, se trata de mais um dos compromissos da Odebrecht Ambiental firmado em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público que está sendo executado e cumprido.

 

O córrego que fica entre o Jardim Conduta e o Residencial Vila do Horto encontra-se em uma Área de Preservação Permanente (APP), protegida por legislação ambiental. Desta maneira, a obra executada segue um projeto amplamente discutido, revisado e aprovado pelos órgãos ambientais. “Estamos atuando num espaço com mata densamente instalada, por isso o trabalho da concessionária tem seguido, rigorosamente, as premissas validadas pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)”, informa o engenheiro da Odebrecht Ambiental, Gabriel Soares.

 

Com o terreno preparado para as equipes de trabalho e maquinário, os primeiros dias de serviço na área já resultaram na regularização dos taludes do córrego que, visivelmente, passou a registrar uma melhor vazão em seu curso d´água.  Os serviços que começaram na última semana podem ser concluídos em até cinco meses, de acordo com os prazos legais para a execução do trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "