CCZ alerta donos de animais sobre carrapatos
O Centro de Controle de Zoonoses destaca que é importante realizar aplicações do carrapaticida periodicamente, para que todas as fases (ovo, larva, ninfa e adulto) do carrapato sejam eliminadas.
19/01/2016 00:00
Época de calor é para se pensar seriamente em carrapatos. Os proprietários de animais, principalmente de cães, devem ter atenção redobrada para evitar qualquer transtorno ao seu animal.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro não aplica carrapaticida, mas tem equipe para fornecer todas as orientações necessárias aos proprietários de como evitar a presença desse perigoso parasita e os cuidados na hora do passeio. A população deve ligar para o Serviço 156.
Os carrapatos causam sofrimento nos cães e são transmissores de doenças como a Erliquiose, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Os sinais clínicos são febre (39,5 – 41,5° C), perda de apetite e de peso e fraqueza muscular. Menos frequentemente observam-se secreção nasal, perda total do apetite, depressão, sangramento pela pele, nariz e urina, vômitos, dificuldade respiratória ou ainda edema dos membros.
O animal também pode apresentar sangramentos crônicos devido ao baixo número de plaquetas (células responsáveis pela coagulação do sangue) ou cansaço e apatia devidos à anemia. Outro tipo de carrapato, encontrado com maior frequência em animais de grande porte, como cavalos e bois, pode ainda transmitir a febre maculosa.
Quando o problema já está instalado, não há outra solução que não seja a utilização de carrapaticidas apropriados, indicados por veterinários. Para isso são necessários alguns cuidados, como seguir a posologia da bula que traz a quantidade correta do produto e ainda uma proteção total durante a aplicação no ambiente.
O Centro de Controle de Zoonoses destaca que é importante realizar aplicações do carrapaticida periodicamente, para que todas as fases (ovo, larva, ninfa e adulto) do carrapato sejam eliminadas. Nenhum procedimento deve ser feito sem a orientação de um profissional.
Palestras sobre o tema podem ser agendadas pelos telefones 3533-7155 ou 3535-4441.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.