Fonte do Índio receberá pastilhas em nova etapa de restauração

Esta é mais uma intervenção no Jardim Público, um dos cartões postais de Rio Claro.

04/01/2016 00:00

Um dos mais lembrados cartões postais da cidade, a Fonte do Índio no Jardim Público de Rio Claro entrará nos próximos dias numa nova etapa de recuperação e revitalização do equipamento.  As pastilhas que vão dar o acabamento sobre a manta impermeável já foram providenciadas pela prefeitura, com a colaboração da Aspacer. O pastilhamento será executado pela Construtora Rodrigues & Penteado.

 

A base com manta asfáltica já foi concluída e será agora recoberta por uma camada de tela e concreto, onde as pastilhas serão afixadas, método que assegura a qualidade da impermeabilização e também a durabilidade dos serviços. Além disso, as paredes do monumento foram revestidas com proteção de concreto com 15 centímetros de espessura, outro fator importante para a conservação da estrutura, visto que o procedimento adotado impede que as raízes das árvores localizadas no entorno causem maiores danos, como acontecia com a parede de tijolos.

 

Parte do serviço está sendo realizada pela prefeitura em parceria com a Tigre e Aspacer e já incluiu toda as etapas elétrica e hidráulica, fundamentais à obra. Segundo o projeto, a fonte terá nova iluminação e também um novo sistema hidráulico. Além do acabamento diferenciado, o sistema de iluminação colorido dará efeitos especiais na água. “Ao mesmo tempo em que estamos preservando, também estamos renovando esse monumento, que voltará a ser atração para milhares de pessoas que passam e passeiam pelo Jardim Público diariamente”, comenta o prefeito Du Altimari.

 

Esta é mais uma intervenção no Jardim Público, um dos cartões postais de Rio Claro. Recentemente, a prefeitura fez a recuperação do Lago da Diana. Entre os serviços realizados, destacam-se o conserto do sistema de bombeamento de água no Lago da Diana, obra inteiramente restaurada em 2009, o que revelou as características originais da estátua da deusa grega.

​​Os canteiros refeitos, com o plantio de flores e outras espécies, melhoraram o aspecto geral do espaço público, que teve, ainda, restaurados trechos do calçamento em pedras portuguesas. A reativação da Fonte do Índio faz parte desse trabalho no Jardim Público, que recentemente foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "