Plano de vigilância e controle da dengue é lançado hoje

No Plano Municipal de Vigilância e Controle constam todas as ações em execução ou que serão intensificadas pelos setores de saúde pública.

28/12/2015 00:00

O município de Rio Claro continua tomando todas as iniciativas de prevenção à dengue e doenças correlatas, como chikungunya e zika vírus para que não haja outra epidemia em 2016.

 

O próximo passo é o lançamento do Plano de Vigilância, Controle e Assistência à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, marcado para hoje (29), às 10 horas, no salão de audiências do gabinete do prefeito.

 

O documento é uma das mais importantes estratégias de saúde pública elaborado por todos os setores da Fundação de Saúde de Rio Claro envolvidos com a prevenção e o controle da doença, que tem se agravado em território brasileiro por causa das condições climáticas favoráveis ao mosquito transmissor.

 

“Todos os procedimentos estão sendo tomados; coloquei as secretarias à disposição para a soma de esforços no enfrentamento da doença e junto com uma equipe técnica temos avaliado todas as possibilidades para que nosso município não sofra nenhum agravo como aconteceu em 2015”, explica o prefeito Du Altimari.

 

No Plano Municipal de Vigilância e Controle constam todas as ações em execução ou que serão intensificadas pelos setores de saúde pública, desde unidades básicas, passando por emergências e estratégias de assistência completa aos pacientes no caso de alerta máximo.

 

“Nossas equipes não param, estamos atentos e esperamos a colaboração da população, pois o verão chegou e com ele o calor e chuvas, portanto, exigindo esforços de todos para se evitar criadouros do mosquito transmissor”, alerta a coordenadora do combate, Kátia Curado Nolasco.

 

A dengue tornou-se uma das doenças mais assustadoras dos últimos anos, pois seu agravo leva a pessoa à morte. Ela é provocada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegipty, que se prolifera em águas limpas paradas. 

 

A população deve checar as calhas, caixas d´água, pneus e vasilhas no fundo dos quintais; ralos e qualquer local que possa acumular água.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "