Alunos de Rio Claro se classificam para final Estadual de Torneio de Robótica

A equipe SESI Thunderbóticos garantiu vaga para a final estadual da competição, dias 5 e 6 de dezembro, em Presidente Epitácio. Além das provas com robôs, alunos apresentam projeto de pesquisa com soluções inovadoras para processamento do lixo.

04/12/2015 00:00

Estudantes do time SESI Thunderbóticos, de Rio Claro, participaram da última seletiva do 7º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League, que terminou ontem (2/12), em Presidente Epitácio. O time de Rio Claro ficou entre os 11 melhores e conquistou vaga para a final estadual do torneio, que ocorrerá dias 5 e 6 de dezembro, também em Presidente Epitácio.

Para esta temporada, a competição tem como tema Trash Trek. Como parte do desafio, as 170 equipes deverão identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses resíduos.

Os times também participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

Na Etapa Regional da competição as equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Das 170 equipes que iniciam o torneio, 42 se classificam para a Etapa Estadual. Então, uma nova disputa selecionará os melhores times do estado para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2016, em Taguatinga-DF. As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais.

Presença paulista no exterior – Na última edição do torneio nacional, a equipe de Birigui, foi a grande campeã. Com isso, o time do interior paulista garantiu vaga para o FLL World Festival, o maior e mais importante torneio mundial de robótica dessa categoria, disputado no mês de abril, em St. Louis, Estados Unidos. Na classificação geral os biriguienses ficaram entre os dez melhores e conseguiram a primeira colocação na modalidade Apresentação do Projeto de Pesquisa.

Outras equipes do SESI-SP também mostraram todo o seu potencial em torneios internacionais. Os times de Boituva, Ipiranga (São Paulo), Valinhos e Bauru participaram do FLL Open African Championship, na África do Sul, em maio. A equipe do Ipiranga foi a grande campeã do torneio. Em julho, foi a vez dos alunos de Itapetininga e de São José do Rio Preto, que disputaram o FLL Asia Pacific Open, na Austrália. Na ocasião, o time de Rio Preto foi o campeão geral.

Formar o cidadão do futuro – O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real. Desde o primeiro torneio, em 2009, o número de equipes participantes cresceu mais de 300%, saindo de 53 para 170 equipes.

Na opinião de Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI-SP, o objetivo do evento é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia a partir do Ensino Fundamental II e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nos laboratórios do SENAI-SP. “Estamos desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro. Não é apenas robótica. Estamos introduzindo os jovens para o futuro.”

Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. “Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas”, completa Vicioni.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 6º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

* divulgação Sesi

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "