Reportagem da TV Claret conquista o 2º lugar em prêmio nacional

Ao todo 202 trabalhos foram inscritos e 13 selecionados.

24/11/2015 00:00

Produzido pela repórter Janaina Moro e pelo cinegrafista Fábio Rocha, com edição de imagens de Jeferson Camargo, o material mostra o trabalho voltado à inclusão de alunos com deficiência da rede municipal de ensino. A reportagem exibida no RC Notícias – TV Claret, foi realizada na Escola Victorino Machado que é polo no atendimento e conta com crianças inclusive com múltiplas deficiências.

A entrega do Prêmio Undime aconteceu em Brasília, no último dia 19. A reportagem “Educação Inclusiva: além da obrigatoriedade” produzida pela equipe da TV Claret conquistou o segundo lugar. Para a jornalista Janaina Moro foi uma honra mostrar o trabalho que é realizado na educação. “O papel do jornalista é justamente esse, valorizar trabalhos positivos, e foi o que fizemos na reportagem”, comenta.

A reportagem foi avaliada por especialistas da área de jornalismo e educação, professores universitários e parceiros da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais). Ao todo 202 trabalhos foram inscritos e 13 finalistas nas categorias de telejornalismo, mídia impressa, webjornalismo e radiojornalismo. Para o presidente da Undime, Aléssio Costa Lima, foi uma difícil tarefa para os jurados. “Jornalistas, professores de Universidades tiveram um trabalho intenso ao analisarem cada trabalho porque tivemos muitas matérias interessantes que mereciam ser premiadas”, relata.

O principal critério de avaliação foi a habilidade do jornalista em abordar o tema: “Boas iniciativas na educação básica pública municipal”. Outros itens também foram avaliados como qualidade do texto, recursos audiovisuais, a visão da educação como direito da criança e adolescente. A comissão julgadora também foi criteriosa ao observar nos trabalhos a valorização dos profissionais de educação a voz e a participação das crianças.

O Prêmio Undime foi lançado com o objetivo de destacar através de reportagens jornalísticas iniciativas positivas desenvolvidas na educação básica pública municipal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "