Pesquisadores colombianos participam de workshop na Unesp de Rio Claro

O Workshop Internacional Brasil-Colômbia de Cooperação Universitária em Tecnologia da Informação que acontece até esta quinta-feira (22).

22/10/2015 00:00

O Demac (Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação) do Instituto de Geociências e Ciências Extas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, iniciou nesta quarta-feira (21) o Workshop Internacional Brasil-Colômbia de Cooperação Universitária em Tecnologia da Informação que acontece até esta quinta-feira (22) dentro da programação da XXIII Semana de Estudos da Computação (Seccomp), realizada de 19 a 23 de outubro.

A cerimônia de abertura do evento foi realizada nesta quarta-feira (21) com a presença do vice-diretor do IGCE, Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto; do chefe do Demac, Prof. Dr. Farid Nourani; Yescenia Perea Ñuste, chefe de Cooperação Interinstitucional da Instituição Universitária Antonio José Camacho; Júlio Maya Guerra, diretor da Associação Cultural Brasil-Colômbia A Nau Ciranda Sinparedes; e Prof. Ms. Alexander Gonzalez Nuñes, da Fundação Centro Colombiano de Estudos Profissionais.

Em sua fala, o professor Alexander Gonzalez Nuñes, destacou a importância da realização de investigações e projetos de pesquisa em conjunto entre a Unesp e as instituições colombianas. Segundo ele, existe interesse da Colômbia em desenvolver projetos na área de informática por meio de colaboração.

Yescenia Perea Ñuste agradeceu a todas as instituições que contribuíram para a vinda e participação da delegação colombiana no workshop. Segundo ela, os pesquisadores colombianos estão ansiosos em trabalhar com os pesquisadores da Unesp. Yescenia comentou que espera que essa colaboração resulte em muitos projetos sociais que impactem a vida das comunidades.

O professor Farid Nourani disse que espera que esse workshop seja o primeiro de muitas outras interações entre a Unesp e as instituições colombianas que gerem benefícios científicos, culturais e tecnológicos. Nourani comentou ainda ter expectativa de que a atividade incentive os estudantes a fazerem intercâmbio nos países da América Latina que oferece muitas oportunidades.

O professor José Alexandre de Jesus Perinotto considerou o workshop mais importante que o BRICS, grupo que reúne países emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), mas com realidades distintas. De acordo com ele, os países da América do Sul são partícipes de um mesmo processo e juntos podem fazer mais por meio de intercâmbios e trocas. O professor abordou a necessidade de incentivar o Brasil a falar mais a língua da América Latina porque é o único país a falar português e não espanhol (castelhano). Para ele, isso não deve ser um limite e sim um desafio para os países possam abrir e explorar caminhos comuns.

Após a abertura, o Prof. Dr. Denis Henrique Pinheiro Salvadeo ministrou a palestra “Filtragem de Ruído em Tomografia Computadorizada” que abordou a demanda do mercado em diminuir a quantidade de radiação usada nos equipamentos sem reduzir a qualidade da imagem.

A Semana de Estudos da Computação continua até sexta-feira (23). A programação pode ser conferida no site http://seccomp-unesp.github.io/.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "