Professor da USP ministra palestra na Unesp em Rio Claro

O seminário é destinado a estudantes, professores, profissionais da área e interessados no tema. Salinas irá discutir as transições de fase em sistemas de interesse na "física da matéria mole".

16/10/2015 00:00

O Programa de Pós-graduação do Departamento de Física da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Câmpus de Rio Claro, realiza o seminário "Modelos estatísticos elementares para transições de fase em fluidos anisotrópicos". A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Silvio Roberto de Azevedo Salinas, docente aposentado do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). O evento acontece nesta sexta-feira (16), das 14 às 1 5 horas, na Sala de Seminários da PG-Física que fica no câmpus da universidade na Avenida 24-A, número 1.515, no bairro Belo Vista.

O seminário é destinado a estudantes, professores, profissionais da área e interessados no tema. Salinas irá discutir as transições de fase em sistemas de interesse na "física da matéria mole". Segundo ele, ao contrário dos sólidos cristalinos, que se caracterizam por ordenamentos espaciais, os cristais líquidos nemáticos, substâncias típicas da matéria mole, são fluidos anisotrópicos que apresentam uma fase com ordenamento orientacional, ao longo de um eixo, mas sem simetria translacional.

"Vamos introduzir o modelo de Maier-Saupe-Zwanzig (MSZ), que é capaz de dar conta da transição de primeira ordem entre as fases nemática uniaxial e isotrópica de um cristal líquido. Além dos nemáticos uniaxiais, também têm sido detectados nemáticos com estruturas biaxiais", explica Salinas.

O professor explica que para o estudo foi considerado um modelo MSZ com desordem, que representa uma mistura de discos e cilindros, e analisado as condições de estabilidade de uma fase nemática biaxial, apontando as diferenças entre desordem fixa, típica dos sistemas sólidos, e desordem móvel, que seria mais realista para sistemas fluidos.

"Introduzimos um formalismo de duas temperaturas, capaz de simular dois tempos de relaxação, e mostramos que um pequeno desvio da termalização é suficiente para estabilizar uma fase nemática biaxial", informa Salinas. O professor conclui dizendo que "modelos do tipo Maier-Saupe, com interações mais gerais, também podem ser utilizados para descrever diversas outras transições de fase em sistemas da matéria mole".

SOBRE SALINAS

Engenheiro Elétrico e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1966). Doutor em Física pela Carnegie-Mellon University, Pittsburgh, USA (1973). Professor Titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Publicou artigos científicos e livros na área de física estatística, principalmente sobre propriedades de modelos estatísticos para transições de fase em sistemas de interesse físico. Orientou diversas teses e dissertações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "