Começa hoje o curso sobre A Canção na História e na Sala de Aula

O objetivo é estudar as canções nas obras clássicas da história e da literatura brasileiras, assim como sua utilização pelos professores na sala de aula contemporânea.

06/10/2015 00:00

O curso será ministrado pela professora Sonia Marrach, aposentada da Unesp de Marília, voluntária do Arquivo Público e autora do livro Música e Universidade na Cidade de São Paulo, publicado pela Editora da Unesp, e será ministrado em 5 encontros semanais. O objetivo é estudar as canções nas obras clássicas da história e da literatura brasileiras, assim como sua utilização pelos professores na sala de aula contemporânea.

Segundo Sonia, a finalidade das aulas é discutir o tema através de leituras prazerosas de livros como Sobrados e Mucambos, de Gilberto Freyre, contos de Machado de Assis, como Um Homem Célebre, que será abordado como fonte histórica de interpretação da sociedade brasileira do século XIX. Serão comentados também textos de Mário de Andrade, Theodor W. Adorno, Hans J. Koellreutter, Augusto de Campos, José Miguel Wisnik e Luiz Tatit.

“Abordaremos desde as primeiras canções anônimas dos oitocentos até os dias atuais, no contexto em que foram produzidas. O foco é a canção, isto é uma pequena peça musical com letra que traz conteúdos humanos relevantes, conforme Tatit. A idéia é que gosto tem história, se discute, se cria e se forma”, diz Sonia ao destacar que o curso é voltado para estudantes e professores de história, pedagogia, letras, educação artística e também é aberto a todos os que se interessam pelo tema.

Para ilustrar o curso, Sonia utilizará letras de canções, músicas disponíveis na Internet e trechos de documentários.

O curso acontece nos dias 6, 14, 20, 30 de outubro e 4 de novembro. As aulas serão realizadas na sede do Arquivo Público, a partir das 19h30. O Arquivo oferece 30 vagas e certificado de participação.

As inscrições devem ser feitas no Arquivo Público, localizado na Rua 6, nº 3265, Alto do Santana, no NAM - Núcleo Administrativo Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adm@aphrioclaro.sp.gov.br ou também pelo telefone 3522.1948, com Gisele.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "