Santa Gertrudes recebe certificado pela eliminação da Hanseníase

Esse é o resultado das medidas de prevenção adotadas através de busca entre familiares, projetos de conscientização como palestras nos Postos de Saúde, escolas e panfletos explicativos.

06/10/2015 00:00

O município de Santa Gertrudes recebeu do Ministério da Saúde, o certificado de eliminação da hanseníase nos municípios – Meta 2018, enquanto problema de saúde pública e também recebeu a nota máxima na Bolsa de Indicadores.

Esse é o resultado das medidas de prevenção adotadas através de busca entre familiares, projetos de conscientização como palestras nos Postos de Saúde, escolas e panfletos explicativos.

Em 2013, foram detectados 31.044 novos casos no país. A porcentagem de cura nos dois últimos anos foi de 83,4% e 84%, respectivamente. Em 2014 foram detectados 24.615 novos casos da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, os índices vêm diminuindo anualmente desde 2003, quando o Brasil registrou 51.900 casos de hanseníase (dados obtidos através do Centro de Vigilância Epidemiológica).

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.

Sinais e sintomas da doença – A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo micróbio chamado bacilo de Hansen que atinge pele e nervos periféricos e causa sérias incapacidades físicas, psíquicas e sociais, quanto mais tardio for seu o diagnóstico e tratamento. É curável seja qual for a fase e a forma em que se apresentar. No entanto, se não for tratada no início pode causar deformações com sequelas que, podem permanecer e levar à incapacidade. Geralmente as deformidades acontecem no nariz, olhos, mãos, dedos e nos pés. A doença ataca os nervos periféricos, o paciente perde sua força nos músculos e por causa das neurites, perde a produtividade.

Por ser uma doença que pode ser confundida com outras enfermidades dermatológicas mais simples e, também, por ter um tempo longo de incubação, as pessoas costumam demorar a procurar tratamento. A população deve ficar atenta a sintomas como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou de cor castanha em qualquer parte do corpo, com formigamento, diminuição ou perda da sensação de calor; engrossamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pés; dormência e enfraquecimento das mãos e dos pés; caroços e inchaços no rosto e nas orelhas que podem ser extremamente dolorosos, além de fraqueza e falta de apetite.

 Contágio, tratamento e cura – A hanseníase pode ser transmitida pelo contato prolongado com o doente através das vias aéreas (respiração, espirro, tosse, fala). Pode também ser transmitida através do contato com feridas abertas do doente. A depender de cada caso, o tratamento tem a duração de seis meses a um ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "