Exposição no Casarão destaca obras​ da pinacoteca a partir de terça-feira

A exposição terá sala sensorial para o público de baixa visão e pessoas com deficiência. Esse material inclui maquetes táteis e textos e etiquetas em braile.

28/09/2015 00:00

A exposição “De tempo a tempo” é um dos destaques culturais da próxima semana. A mostra será aberta terça-feira (29) no Casarão da Cultura de Rio Claro, às 20 horas. Os pianistas Luciano Filho e Yara Helena de Andrade serão as atrações musicais da noite, que tem entrada franca.

A exposição acontece até 30 de novembro. O público poderá visitar a mostra, que dá panorama da diversidade artística da pinacoteca municipal Pimentel Jr, de segunda a sábado das 12 às 18 horas.

Ficarão expostas obras tratadas dentro do projeto de preservação do acervo, que está sendo realizado com recursos obtidos pelo município após seleção da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural do Estado de São Paulo.

“A preservação é elemento fundamental para que essa importante riqueza cultural permaneça compondo o patrimônio artístico de Rio Claro”, comenta a analista cultural da Secretaria Municipal da Cultural, Ilídia Maria Faneco.

A exposição terá sala sensorial para o público de baixa visão e pessoas com deficiência. Esse material inclui maquetes táteis e textos e etiquetas em braile.

Seleção

Para obter recursos destinados à preservação do acervo da pinacoteca, Rio Claro participou de seleção aberta ano passado pelo governo do estado, visando a preservação de materiais museológicos. O projeto de Rio Claro foi um dos cinco contemplados entre 49 inscritos – os outros foram o Museu Lasar Segall, Masp, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e o projeto Caminho Peabiru.

“Nossos esforços parar buscar recursos nas demais esferas de governo vêm rendendo excelentes resultados e nos permitido fazer importantes investimentos como a recuperação de obas da pinacoteca municipal”, comenta o secretário Sérgio Desiderá, da pasta da Cultura, a qual o Casarão da Cultura é vinculado. O projeto foi elaborado por equipe técnica formada por Ilídia Faneco, a conservadora e restauradora Daisy Estrá -curadora da exposição que começa terça-feira no Casarão – e a museóloga responsável Diná Terezinha Camarinha Queiroz Jobst.

A Pinacoteca Municipal Pimentel Jr possui acervo eclético com pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas e outros objetos de arte de tendências desde acadêmica até a contemporânea, feitas em diferentes técnicas. A exposição no Casarão da Cultura tem o apoio da Secretaria Municipal de Obras, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Colégio Koelle, Antiquário Cia do Tempo, Ufscar e Shopping Rio Claro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "