TV Claret comemora 25 anos de fundação
No ano em que a TV Claret comemora bodas de prata, o telespectador de Rio Claro e região, ganha de presente a transmissão digital da emissora.
18/09/2015 00:00
Os 25 anos de fundação da TV Claret foram marcados com uma grande festa no último dia 14, em Rio Claro, São Paulo. Os Missionários Claretianos receberam autoridades, parceiros e colaboradores no Clube de Campo de Rio Claro para uma noite especial.
Além de destacar a importância do trabalho em parceria, a festa foi o momento escolhido para anunciar o início da transmissão digital da TV Claret. A partir de agora, os telespectadores de Rio Claro e região podem acompanhar as notícias e toda a programação da emissora com som e imagem em alta definição.
Durante a festa, a TV Claret homenageou 25 parceiros entre empresas, entidades e pessoas que ajudaram a escrever essa história. O troféu TV Claret – 25 anos foi uma forma singela de reconhecimento. A aniversariante também foi homenageada. A Câmara de Vereadores de Rio Claro aprovou por unanimidade a Moção de Congratulações pelos 25 anos da TV Claret, uma indicação da vereadora Raquel Picelli.
Outro momento importante da festa foi a doação de parte da renda do evento para o Centro Social Esportivo Claretiano Terra Nova. A proposta solidária foi aprovada pelos parceiros que, mais uma vez, ajudaram a transformar o futuro de crianças carentes atendidas no projeto.
Digitalização:
A digitalização da transmissão da TV Claret veio garantir melhor qualidade de imagem e som, e tornou o acesso ao conteúdo mais democrático. Com a TV Digital é possível acessar a TV Claret através de celulares, tablets e TV´s portáteis.
Depois de cumprir toda a legislação que envolve o processo de digitalização, os Missionários Claretianos compraram uma área ao lado da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e construíram a nova torre.
Com espaço próprio foi possível investir em infraestrutura e tecnologia. Com 70 metros de altura, a nova torre foi projetada e construída para atender a demanda da TV Claret e da Claretiana FM.
TV Rio Claro:
A TV Claret foi fundada dia 7 de setembro de 1990 como TV Rio Claro. Os Missionários Claretianos começaram a administrar a TV Rio Claro em 1996. Nesse ano, a emissora ampliou sua grade de programação sem perder o foco no noticiário local. Uma das inovações foi que a TV Rio Claro passou a transmitir o horário eleitoral gratuito e, assim, deu um passo muito importante no processo eleitoral promovendo mais uma vez um debate político.
Foi nessa época também que novos programas passaram a compor a programação da TV Rio Claro. Debates esportivos, coberturas sociais, programas de entretenimento ampliaram a abrangência da emissora dentro da comunidade.
Os programas religiosos também ganharam espaço na grade da emissora. O primeiro deles, “Momentos de Reflexão”, levava o Evangelho do dia para o telespectador. Depois vieram o “Palavra e Vida” e a “Santa Missa”. Hoje, a programação religiosa é composta pelo “Programa Caminhos”, o “Terço Mariano” e o “Caminhos da Fé”.
Isso tudo foi possível graças ao espírito empreendedor dos Missionários Claretianos. O primeiro grande investimento foi a troca dos equipamentos de VHS para S-VHS. Novas câmeras e equipamentos de edição, tudo para levar um conteúdo com maior qualidade de imagens até a casa do telespectador.
No ano de 2005, novo crescimento. A sede, que ficava na Rua 8, número 1835, já não comportava mais o crescimento da equipe e da programação da emissora. Um novo prédio foi construído na Avenida 16, número 859, totalmente adequado para a nova realidade da emissora. Com nova estrutura, novos equipamentos, uma programação renovada e com a ampliação da sua área de abrangência, a emissora passou a se chamar TV Claret, compartilhando os valores e a cultura do povo rio-clarense e o espírito claretiano para mais pessoas e com mais qualidade de imagem e som.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.