Instituto de Biociências da Unesp tem novos diretores
Os professores Cláudio José Von Zuben e Maria Antonia Ramos de Azevedo tomaram posse como diretor e vice do IB para o quadriênio 2015/2019
16/09/2015 00:00
A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, realizou na sexta-feira (4) sessão solene para a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Biociências (IB). O diretor e vice cessantes, Prof. Dr. Jonas Contiero e Profa. Dra. Adelita Aparecida Sartori Paoli, transmitiram os cargos para os novos diretores, Prof. Dr. Cláudio José Von Zuben (diretor) e Profa. Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo (vice), que vão conduzir a administração do instituto pelo próximo quadriênio (2015-2019).
A cerimônia contou com a presença de ex-diretores do IB, diretores de outras unidades da Unesp, professores, alunos e autoridades. A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Rio Claro, Palminio Altimari Filho; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Luiz Zaine; Eduardo Kokubun, Pró-reitor de Pós-graduação da Unesp; Sérgio Roberto Nobre, diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas); Marilza Vieira Cunha Rudge, Vice-reitora da Unesp); além dos diretores cessantes e os novos que começam sua gestão no próximo dia 9.
A Profa. Dra. Adelita Aparecida Sartori Paoli agradeceu a todos que contribuíram com seu trabalho como vice-diretora do IB, inclusive a Prefeitura de Rio Claro pelas parcerias realizadas. Desejou sucesso aos novos diretores e votos de que façam uma excelente gestão. O Prof. Dr. Jonas Contiero destacou as obras realizadas durante sua administração como a canalização do esgoto, construção do prédio do Departamento de Botânica, instalação de câmeras, calçadas etc. Segundo ele, essas obras não teriam sido realizadas sem o apoio da Reitoria e dos diretores da área da Unesp de Rio Claro. Contiero concluiu sua fala desejando uma gestão profícua aos novos diretores que não devem se intimidar diante da crise financeira que se aproxima, porque é nos momentos de adversidade que se deve exercitar a criatividade para vencer as dificuldades.
A vice-reitora Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge agradeceu o trabalho realizado pelos diretores cessantes e desejou sucesso aos novos diretores para que possam implementar o plano de gestão proposto. Falou ainda sobre a necessidade de encontrar outras formas de ingresso além do vestibular e da importância da Unesp no Estado de São Paulo, porque cobre todo o território e impulsiona a economia de muitos municípios. Ela salientou a importância de que todos lutem pela manutenção da autonomia da universidade, vital para a sua sobrevivência. Marilza destacou que o momento é de união, que as 34 unidades da Unesp precisam estar juntas para crescer e consolidar a construção de uma Unesp única.
A Profa. Dra. Joyce Mary Adam se pronunciou em nome da comunidade acadêmica. Ela utilizou o poema “Mãos Dadas”, de Carlos Drummond de Andrade, para dizer que a gestão é um trabalho coletivo. Segundo ela, muitas vezes são criadas muralhas entre os administradores e a comunidade acadêmica e isso atrapalha o diálogo e a negociação. Para Joyce, é necessário que todos trabalhem juntos para defender a universidade como espaço de conhecimento, democracia e cidadania.
O vereador João Zaine desejou sucesso aos novos gestores e informou que a Câmara Municipal está de portas abertas para a Unesp. O prefeito Du Altimari comentou que não deve haver barreiras entre a universidade e os agentes públicos, ou seja, entre a Unesp e a prefeitura. Para ele, foi um enorme prazer estreitar os laços e manter um relacionamento próximo com a universidade, a quem agradeceu pelo trabalho realizado em prol da comunidade. O prefeito pediu à vice-reitora o apoio da Unesp para ajudar na manutenção e na preservação da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), talvez com a instalação de cursos e laboratórios no local.
A nova vice-diretora do IB, Profa. Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo, declarou que hoje pensar na universidade pública é um enorme desafio diante da crise financeira que se aproxima, que a deixa apreensiva com os rumos da instituição. Para ela, tem que se buscar inovação, ciência e tecnologia, mas sem descuidar da arte, educação, cultura e ética. A professora defende que é preciso valorar o ensino, a pesquisa e a extensão, sem separar essa tríade, e promover o pensamento crítico e analítico com diálogo e a transparência como fios condutores de nossas ações.
O Prof. Dr. Cláudio José Von Zuben, declarou ser uma grande honra tomar posse como diretor do IB onde ele ingressou há 30 anos como discente do curso de Ciências Biológicas. Ele conseguiu realizar o sonho de ser biólogo, professor e pesquisador e agradeceu a todos que contribuíram para que essa meta fosse atingida. Von Zuben comentou que a Unesp cresceu nos últimos anos obtendo indicadores positivos, cujo principal reflexo é a maior inserção internacional. Porém, a universidade está passando por dificuldades financeiras e é preciso unir esforços para vencer essa crise e elevar o nome da Unesp nos cenários nacional e internacional.
A cerimônia foi encerrada com várias homenagens. A programação musical contou com apresentações do harpista Jonathan Faganello e do Grupo Harmonia.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.