Limeira estuda fazer Rodoanel de 40 km

27/02/2008 00:00

A Prefeitura de Limeira apresentou ontem pela manhã um o estudo sobre a viabilidade do Rodoanel de Limeira. A amplitude e a importância da obra requerem considerações sobre o assunto, já que trata-se de um dos itens de programa do atual governo.

O principal objetivo do Rodoanel é retirar das vias de maior circulação do município os veículos de carga que passam pela cidade. Atualmente, cerca de 6 mil caminhões passam pelo município diariamente, sem contar automóveis de passeio. Aliviar o intenso tráfego, sobretudo de caminhões, nas vias municipais significa também melhor a circulação nas principais ruas, avenidas e no Anel Viário de Limeira.

Além de apoio para o Rodoanel, a secretaria estadual também liberará verbas para a duplicação do Anel Viário de Limeira, que está sendo feita em alguns trechos, de acordo com Silvio. O valor será de cerca de R$ 6,8 milhões.

O traçado do rodoanel se estenderia por aproximadamente 40 km, em duas rotas – denominadas Sul e Norte. O material apresentado nesta terça-feira é o estudo de viabilidade da rota Sul, com uma extensão que poderá chegar a 22 km. A via sairá da Rodovia Anhangüera, próximo do trevo de acesso à estrada para Cosmópolis, e terminará nas proximidades do cruzamento com as rodovias Limeira-Piracicaba e Bandeirantes, na altura da cerâmica Lume (próxima ao pedágio desta rodovia).

Na via Sul, a obra utilizará uma faixa de 25 metros de largura ao longo desses 22 km, cortando alguns dos principais bairros rurais de Limeira no espaço compreendido entre a rodovia Anhangüera e a ligação com Piracicaba. Daí estar sendo apresentado o estudo de viabilidade, para que o traçado ideal seja atingido, ocupando – somente nesta rota – quase meio milhão de metros quadrados da área total do município.

Já a rota Norte, que, no caminho inverso, ligará a Anhangüera, perto do Limeira Shopping, ao trevo com Cosmópolis, também passando por estradas rurais.

Geólogo da empresa Bio Esfera, empresa que está elaborando o estudo, Jorge Faber Júnior explica que o estudo de implantação do Rodoanel prevê que ele não passe por áreas de lagoas e de bacias hidrográficas, justamente para a preservação do meio ambiente.

“Quando nos deparamos com essa situação, traçamos rotas alternativas, para que o ambiente continue preservado. No estudo que estamos apresentando há, inclusive, mais de uma rota para o mesmo local, dando a possibilidade de escolha”, afirma.

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