Agora na TV Claret   |  
EBC L 15h00
Nos acompanhe
Agora na TV Claret  
EBC L 15h00

Nos acompanhe

Fazendo história com você

Alunos se divertem e aprendem mais sobre tecnologia nas “Férias Conectadas”

Programação, que começou na quarta-feira (16), termina na próxima terça (22).

Foto: Divulgação

Férias, diversão e aprendizado tecnológico. A prefeitura de Rio Claro oferece para alunos da rede pública municipal de ensino, neste recesso escolar, oficinas de robótica, multimídias, programação, letramento digital e muito mais.

É a iniciativa Férias Conectadas, que termina na próxima terça-feira, 22, e tem participação de 36 estudantes de seis a 14 anos, que durante o ano letiva participam de aulas nos centros de tecnologia.

“Nosso objetivo é intensificar e qualificar a vivência tecnológica com atividades que exigem aprendizado por meio do pensamento computacional”, explica a secretária municipal da Educação, Valéria Vélis.

As atividades estão sendo realizadas no auditório da Secretaria Municipal da Educação, no Núcleo Administrativo Municipal, Alto do Santana. Na próxima segunda-feira (21) o foco serão as multimídias. Os alunos vão filmar e editar comerciais sobre práticas saudáveis no cotidiano. Na terça-feira os estudantes terão atividade de letramento digital e vão criar a partir de materiais recicláveis, com auxílio de impressora 3-D.

As atividades, que são realizadas das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas, começaram na quarta-feira (16) e incluíram, ainda, construção de circuitos eletrônicos como exercício de robótica, programação de drones e desenvolvimento de códigos de programação para jogos a partir de gameficação online, com blocos gráficos (scratchs).

As crianças e adolescentes que participam do Férias Conectadas estudam nas escolas municipais Aldo Zotarelli e escola agrícola, nas quais a prefeitura instalou o projeto-piloto dos centros de tecnologia. Alunos que integram o Comitê Municipal das Crianças também fazem parte das atividades.

“Nossas escolas municipais estão preparando crianças e adolescentes para uma nova realidade que exige cada vez mais o uso da tecnologia no trabalho e no dia a dia”, destaca o prefeito Gustavo, lembrando que os centros de tecnologia começaram a ser implantados em 2023 e que a prefeitura trabalha para expandir o ensino tecnológico na rede municipal de ensino.

Texto: Divulgação/Prefeitura de Rio Claro