Agora na TV Claret   |  

Nenhum programa está ao vivo no momento.

Nos acompanhe
Agora na TV Claret  

Nenhum programa está ao vivo no momento.

Nos acompanhe

Fazendo história com você

Representantes da sociedade civil organizada destacam importância da Agenda Pira 35

Encontro reuniu aproximadamente 250 pessoas na E.E. Prof. José Mello de Moraes

foto: (divulgação)

Representantes da sociedade civil organizada se reuniram na noite de ontem, quarta-feira, 12/11, no terceiro encontro, de um total de oito previstos, para elaboração da Agenda Pira 35, documento que terá as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035. Aproximadamente 250 pessoas participaram da reunirão que ocorreu na E.E. Prof. José Mello de Moraes, no bairro São Judas.

Os eixos temáticos em discussão para a elaboração da Agenda Pira 35 abrangem assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outros. Cada um deles é debatido em uma sala da escola, com a participação ainda de gestores públicos, nas funções de coordenadores e assessores, e um relator (em parceria com o instituto educacional Pecege).
Cada grupo de trabalho tem a sua própria dinâmica para debater os assuntos, com o intuito de realizar o diagnóstico das áreas e, então, propor planos e ações visando os objetivos. “Trata-se de uma iniciativa de fundamental importância, uma vez que conseguimos reunir todas as secretarias municipais e discutir temas relevantes para o futuro de Piracicaba, com organização e planejamento”, destacou o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda.

O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Mauricio Benato, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A participação dos representantes da sociedade civil, entidades, associações e a população em geral, é fundamental pensando em um projeto para o futuro da nossa cidade. De fato, é uma oportunidade única de participar e colaborar para o progresso e o crescimento de Piracicaba”, destacou. 

Clovis Vaz, que também integra a Comissão Coordenadora, mas como representante da Sociedade Civil, ressaltou a presença do público nos encontros 

demonstra a confiança da população na gestão. “A disposição da Sociedade Civil Organizada para participar, trazendo contribuições, discutindo assuntos importantes da cidade, demonstra a confiança no prefeito Helinho Zanatta e no projeto do governo”, disse.
O cronograma para elaboração da Agenda Pira 35 prevê, ainda, reuniões nos dias 26 de novembro, a quarta e última para diagnóstico da cidade; 3 e 17 de dezembro de 2025 e 7 e 21 de janeiro de 2026, quando os encontros já serão para propor programas/planos para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. Os planos e ações propostos nos encontros serão divididos em curto (2026-2028), médio (2029 – 2031) e longo (2032 – 2035) prazos. O documento completo da Agenda Pira 35, com todas as propostas, está previsto para ser lançado em março de 2026.

texto: (divulgação)