Encontro reuniu aproximadamente 250 pessoas na E.E. Prof. José Mello de Moraes

foto: (divulgação)
Representantes da sociedade civil organizada se reuniram na noite de ontem, quarta-feira, 12/11, no terceiro encontro, de um total de oito previstos, para elaboração da Agenda Pira 35, documento que terá as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035. Aproximadamente 250 pessoas participaram da reunirão que ocorreu na E.E. Prof. José Mello de Moraes, no bairro São Judas.
Os eixos temáticos em discussão para a elaboração da Agenda Pira 35 abrangem assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outros. Cada um deles é debatido em uma sala da escola, com a participação ainda de gestores públicos, nas funções de coordenadores e assessores, e um relator (em parceria com o instituto educacional Pecege).
Cada grupo de trabalho tem a sua própria dinâmica para debater os assuntos, com o intuito de realizar o diagnóstico das áreas e, então, propor planos e ações visando os objetivos. “Trata-se de uma iniciativa de fundamental importância, uma vez que conseguimos reunir todas as secretarias municipais e discutir temas relevantes para o futuro de Piracicaba, com organização e planejamento”, destacou o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda.
O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Mauricio Benato, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A participação dos representantes da sociedade civil, entidades, associações e a população em geral, é fundamental pensando em um projeto para o futuro da nossa cidade. De fato, é uma oportunidade única de participar e colaborar para o progresso e o crescimento de Piracicaba”, destacou.
Clovis Vaz, que também integra a Comissão Coordenadora, mas como representante da Sociedade Civil, ressaltou a presença do público nos encontros
demonstra a confiança da população na gestão. “A disposição da Sociedade Civil Organizada para participar, trazendo contribuições, discutindo assuntos importantes da cidade, demonstra a confiança no prefeito Helinho Zanatta e no projeto do governo”, disse.
O cronograma para elaboração da Agenda Pira 35 prevê, ainda, reuniões nos dias 26 de novembro, a quarta e última para diagnóstico da cidade; 3 e 17 de dezembro de 2025 e 7 e 21 de janeiro de 2026, quando os encontros já serão para propor programas/planos para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. Os planos e ações propostos nos encontros serão divididos em curto (2026-2028), médio (2029 – 2031) e longo (2032 – 2035) prazos. O documento completo da Agenda Pira 35, com todas as propostas, está previsto para ser lançado em março de 2026.
texto: (divulgação)