Evento na FT Unicamp discutiu avanços em tecnologias de tratamento de solo e descontaminação do ar.

(foto divulgação)
O secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, e o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Fábio Luccas, representaram o prefeito Murilo Félix na cerimônia de abertura do 1º Simpósio Brasileiro de Processos Oxidativos Avançados (SBPOA), nesta segunda-feira (10). O evento ocorreu na Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp.
A iniciativa reuniu pesquisadores, professores e profissionais de diversas regiões do País para discutir os mais recentes avanços nas técnicas de despoluição ambiental. Também participaram da cerimônia de abertura a pró-reitora de pesquisa, Ana Maria Frattini Fileti, que representou o reitor da Unicamp, o diretor da FT, Dr. Leonardo Lorenzo Bravo Roger, e o coordenador do simpósio, Dr. Renato Falcão Dantas.
Roger Willians destacou a importância do evento para o fortalecimento de Limeira como polo de inovação e pesquisa aplicada. “O tema do simpósio dialoga diretamente com a visão da nossa gestão, que busca unir tecnologia, sustentabilidade e eficiência na solução de desafios urbanos e ambientais”, afirmou.
Já o secretário Fábio Luccas ressaltou a contribuição dos Processos Oxidativos Avançados (POAs) para a qualidade ambiental. “Essas tecnologias representam um grande avanço no tratamento de efluentes, na descontaminação do solo e na melhoria da qualidade da água. É motivo de orgulho para Limeira sediar um evento com esse foco”, disse.
Entre os temas abordados no SBPOA estão técnicas voltadas ao tratamento de solos contaminados, à descontaminação do ar, à prevenção da poluição atmosférica e ao tratamento de água para consumo humano. Os POAs se destacam pela capacidade de degradar compostos orgânicos persistentes que os sistemas convencionais de tratamento têm dificuldade em remover, como resíduos de medicamentos, desinfetantes, plastificantes e produtos industriais.
texto: (divulgação)