Agora na TV Claret   |  
EBC L 03h30
Nos acompanhe
Agora na TV Claret  
EBC L 03h30

Nos acompanhe

Fazendo história com você

Simpósio vai destacar experiências bem-sucedidas no combate à mortalidade infantil e materna

Evento organizado pelo Comitê de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal, que reúne diversos departamentos de saúde e de outras áreas do município, será realizado no dia 11 de setembro; inscrições gratuitas devem ser feitas antecipadamente

Foto: Divulgação/Prefeitura Piracicaba

Levantar dados substanciais sobre o óbito, identificar fatores de evitabilidade, produzir informação segura, promover ações de educação por meio de discussão dos casos clínicos e produção de material educativo, definir medidas preventivas e promover mobilização entre os serviços envolvidos estão entre as funções do Comitê de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal.

Para reunir e divulgar estes importantes dados, os integrantes do Comitê, que em Piracicaba é formado por representantes de vários setores, como servidores públicos municipais (assistência social, saúde, educação), profissionais dos hospitais públicos e privados e sociedade civil organizada, realiza o 1º Simpósio do Comitê de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal de Piracicaba, com o tema “A importância da intersetorialidade na redução da mortalidade materna e infantil”.

O evento, que tem apoio das prefeituras de Piracicaba, Rio das Pedras e dos hospitais, é voltado a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, membros de Comitês e sociedade civil que atuam com gestantes e crianças no primeiro ano de vida, e será realizado no dia 11 de setembro, das 7h30 às 16h30, no anfiteatro da Secretaria da Educação de Piracicaba, localizado na rua Cristiano Cleopath, 1.902

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas em https://forms.gle/ZK2kMWrt76dUY8Cp9

HISTÓRICO – Após a investigação realizada pela Vigilância Epidemiológica, o Comitê estuda os óbitos fetais, maternos e infantis do município com o intuito de discutir oportunidades que foram perdidas para se tentar evitar aquele óbito (se for evitável), além de levantar sugestões para melhoria do processo de trabalho e da rede de atenção em que a gestante/criança/profissional estão inseridos.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS – Jéssica Pimentel, assistente social que integra o Comitê, explica que no evento serão apresentadas experiências exitosas das cidades de Campinas e Barueri, municípios que apresentam baixos índices de mortalidade infantil. “A obstetra Adélia Marques vai fazer uma palestra sobre 10 passos para redução da mortalidade infantil e materna”, destaca. Outra atividade do simpósio é a discussão sobre um caso real. “Vamos trocar experiências e essa atividade traz muitos resultados positivos”, afirmou.

Para o evento foram convidadas representantes de vários departamentos de Saúde, Assistência Social e Educação, além de diretores técnicos de hospitais, da Câmara Municipal e da DRS-10.

Texto: Divulgação/Prefeitura Piracicaba