11/01/2016

Daae doa 10 mil mudas de açaizeiros para plantio em áreas rurais do município

O intuito do plantio dos açaizeiros não está focado única e exclusivamente para o plantio comercial, mas para o enriquecimento de áreas degradadas, de matas ciliares, pomares e demais locais propícios ao seu desenvolvimento.

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, por intermédio do seu viveiro de mudas da mata ciliar e do cerrado está doando cerca de 10 mil mudas de açaizeiros (Euterpe Oleracea) para serem plantadas em propriedades rurais do município e da região.

 

O diretor de projetos do Daae, Willy Werner Grassmann Bobbo, explica que o intuito do plantio dos açaizeiros não está focado única e exclusivamente para o plantio comercial, mas para o enriquecimento de áreas degradadas, de matas ciliares, pomares e demais locais propícios ao seu desenvolvimento.

 

O açaizeiro é uma palmeira tropical muito apreciada por sua beleza e pelo seu fruto, o açaí, que possui excelente valor nutricional. A planta é muito utilizada na medicina popular, pois é rica em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E, além de minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio, responsáveis por combater os radicais livres. Além disso, possui altas concentrações de fibras, que auxilia o bom funcionamento intestinal.

 

O extrato de Euterpe oleracea (açaí) é um potente antioxidante, que favorece a circulação sanguínea e protege o organismo contra o acúmulo de placas de gorduras. Euterpe oleracea pode ser encontrado na forma de cápsulas e administrado por via oral.

 

Euterpe oleracea (açaí) é indicado para o tratamento de diversas doenças, como, problemas de pele (acne e dermatite atópica); processos inflamatórios; tratamento de anemias e para promover o fortalecimento muscular. Sua ação ainda reduz o colesterol ruim e controla o bom, mantendo os níveis sanguíneos adequados.

 

Os proprietários rurais interessados em obter as mudas de Açaizeiro que estão com cerca de 15 centímetros de altura  deverão entrar em contato com o Daae, através do telefone 3531-5212 ou pelo celular (19- 99132-1264 – Willy) para agendar a quantia solicitada e a data de retirada das mudas.

 

Desde a sua reativação, há cerca de seis anos, o viveiro do Daae já doou mais de 50 mil mudas para projetos ambientais, recuperação de áreas degradadas, recuperação de mananciais e de matas ciliares. Parte das sementes utilizadas no viveiro é coletada nas matas do município e da região. O objetivo é de que o viveiro de mudas tenha cerca de 70 espécies diferentes para o reflorestamento.

Comente essa notícia

Comentários (0)