31/10/2015

Jornalista da TV Claret é finalista em prêmio nacional

Ao todo 202 trabalhos foram inscritos e 13 selecionados

A jornalista Janaina Moro da TV Claret é finalista da primeira edição do Prêmio Undime de Jornalismo com a reportagem Educação Inclusiva: além da obrigatoriedade. 

Produzido pela repórter e pelo cinegrafista Fábio Rocha com edição de imagens de Jefferson Camargo o material mostra o trabalho voltado à inclusão de alunos com deficiência da rede municipal de ensino. A reportagem exibida no RC Notícias – TV Claret, foi realizada na Escola Victorino Machado que é polo no atendimento e conta com crianças inclusive com múltiplas deficiências. 

Janaina Moro relata que ficou feliz com o material produzido, mas não imaginava que chegaria à final: “Claro que torcemos por um resultado positivo, porém ao ver o nome na lista dos finalistas me deixou muito emocionada, não esperava” afirmou a jornalista. Ela diz ainda que recebeu desde o início apoio da emissora e por isso foi possível realizar um bom trabalho.

A reportagem foi avaliada por especialistas da área de jornalismo e educação, professores universitários e parceiros da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais). Ao todo 202 trabalhos foram inscritos e 13 são finalistas nas categorias de telejornalismo, mídia impressa, webjornalismo e radiojornalismo.

 O principal critério de avaliação foi a habilidade do jornalista em abordar o tema: “Boas iniciativas na educação básica pública municipal”. Outros itens também foram avaliados como qualidade do texto, recursos audiovisuais, a visão da educação como direito da criança e adolescente. A comissão julgadora também foi criteriosa ao observar nos trabalhos a valorização dos profissionais de educação a voz e a participação das crianças.

O Prêmio Undime foi lançado com o objetivo de destacar através de reportagens jornalísticas iniciativas positivas desenvolvidas na educação básica pública municipal.

A premiação dos vencedores acontece no dia 19 de novembro em Brasília, onde será realizado também um Seminário para jornalistas sobre o tema.

 

Sobre a Undime:

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos que luta pelo direito à educação pública de qualidade. Desde 1986, ano em que foi criada, a Undime representa os secretários municipais de educação. A missão da Undime é articular, mobilizar e integrar os gestores para construir e defender a educação pública com qualidade social.

 

Assista a reportagem

Comente essa notícia

Comentários (0)