Horta Solidária terá mão de obra de moradores de rua, em RC

Espaço começou a funcionar na sexta

28/04/2017 11:20

A Horta Solidária que será inaugurada nesta sexta-feira (28) pela prefeitura de Rio Claro terá mão de obra de pessoas em situação de rua. São cinco trabalhadores que foram selecionados e treinados pelo programa de capacitação da Secretaria Municipal de Assistência Social. Instalada em terreno antigo baldio na Avenida 32 com a Rua 12, no bairro Santana, a horta irá produzir verduras para atender famílias carentes proporcionando mais saúde e qualidade de vida. 

O terreno foi limpo, recebeu alambrado, calçadas, sistema de irrigação e toda a infraestrutura básica necessária para a implantação da horta. Os canteiros foram construídos e preparados para o cultivo de verduras, raízes, legumes e frutas. Inicialmente, foram plantadas 3.200 mudas de alface, chicória, rúcula, maracujá, repolho e de limão. “Devemos fazer a primeira colheita na próxima semana”, informa o secretário de Agricultura, Emílio Cerri.

Toda a produção da Horta Solidária será destinada ao Banco de Alimentos que atende famílias carentes. A secretária de Assistência Social, Érica Belomi, explica que os produtos da horta serão distribuídos para as famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Todo o processo será acompanhado por nutricionista e equipe técnica do banco. “Atender a demanda dessas famílias reforça o caráter social da horta que ainda emprega pessoas em situação de rua”, pontua.

Além do aspecto social, a Horta Solidária terá ainda caráter educativo. Os alunos da escola “Arlindo Ansanello” terão espaço reservado para a implantação de uma “hortinha” onde o plantio e colheita serão feitos pelas próprias crianças, que poderão trabalhar com a terra e receber orientações sobre cultivo aprendendo a valorizar a natureza. Os alimentos serão consumidos pelos pequenos no cardápio da alimentação escolar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.


" " " " " "